Aikido Paraná Brasil
Sobre o Aikido

Sobre o Aikido

O Aikido no Mundo

Na metade do século XX o Aikido se consolida: nova filosofia e técnicas ancestrais. O Japão do final do século XIX, fim da época dos samurais, viveu o início do período de modernidade, de novos valores e novos princípios. Foi uma época de muitas transformações, novas maneiras de viver e resolver situações, novos paradigmas em todos os aspectos da vida, inclusive no Budo. Se antes os Budos obrigatoriamente tinham como finalidade a destruição ou, no mínimo, a defesa contra agressões, a partir dessa nova era, tudo ficava diferente para alguns dos Budokas mais desenvolvidos. O fundador do Aikido, Morihei Ueshiba, como muitos outros mestres, praticou vários Budos existentes na época, e sensível às transformações percebia as reais finalidades dessa prática. Outros Budokas de renome e pessoas influentes da sociedade Japonesa se encontravam em locais como o templo Gohyakurakandi onde era hábito realizarem koshukai e demonstrações de vários Budos.

Entre os freqüentadores destacavam-se Morihei Ueshiba, seu futuro sucessor, Kishomaru Ueshiba e mestres de várias escolas como Saito Torataro que é mestre de Reishin Kawai. Nestes eventos Mestre Kawai era escalado com freqüência como Uke (partner) dos mestres, além disso suas idas freqüentes ao templo eram em função de suas atividades religiosas como discípulo de monges famosos como Takagui Zengui. Muitos desses mestres acabaram se tornando Shihans importantes de Aikido. Esse movimento de transformação das artes marciais tomou forma e consistência a partir do momento em que o líder natural, Morihei Ueshiba, passou a sintetizar os princípios do Aikido. Muitos dos personagens que participaram desse movimento, prosseguiram com o fundador do Aikido, embora seus sucessores nunca tenham sido apenas alunos de Aikido.

Foram sim, parte do seu surgimento, e o Mestre Reishin Kawai, como muitos outros se insere neste contexto. A maioria foi praticante de várias Artes Marciais como o Daito ryu Aiki jujitsu, e se juntaram ao Aikido pelo seu lado filosófico, uma vez que do ponto de vista das técnicas pouco tinham a mudar.

O Aikido no Paraná

Em 1995, Sensei Rodolfo Reolon vai para Curitiba direcionado pelo Shihan Reishin Kawai iniciando assim o grupo AIKIDO PARANÁ BRASIL. No mesmo ano, Sensei Rodolfo Reolon já ministrava treinos diversos espaços em Curitiba.

Em 2003 a sede própria foi inaugurada com um espaço todo preparado e estruturado para a prática do AIKIDO. Com mais de 200 yudanshas formados e aproximadamente 250 praticantes, o grupo AIKIDO PARANÁ cresce a cada dia buscando sempre difundir a arte do Mestre Morihei Ueshiba.

Confira abaixo um vídeo contando a história do Grupo (Vídeo produzido em ocasião da comemoração aos 20 anos do grupo – 2015)

Entre em contato

Rua O Brasil para Cristo, 138
+55 (41) 98847-7022
aikido@aikidoparana.com.br

Síga-nos

Voltar para Top