Aikido Paraná Brasil
textosCódigo de Conduta e Carta Ética – Doshu

Código de Conduta e Carta Ética – Doshu

Saudações a todos.

Considerando que o conceito de moral representa o sistema racional de valores e comportamentos que organiza o modo de vida para atingir objetivos culturalmente definidos, ou seja, que a moral é um saber normativo que orienta como conduzir a vida de forma justa, relacionando-se assim firmemente com o conceito de justiça. E que nesse contexto, o conceito de ética representa a reflexão sobre as questões morais, e que a mesma, determina a regulação das ações do homem mediante normas preestabelecidas, ou seja, que a ética regula as ações dos seres humanos para a orientação moral e sua relação com os saberes práticos (atitude mais correta diante de cada situação particular) e o bem.

Sendo assim, partindo dessas premissas, seguem abaixo para suas apreciações e reflexões o Código de Conduta (sistema moral) e a Carta de Ética do Aikido estabelecidas pelo Doshu Ueshiba Moriteru, que por sua vez, compõem toda a estrutura e princípios do Aikido Paraná Brasil:

 

Código de Conduta:

  • Longo esforço para seguir o caminho do Aikido.
  • Pratique o espírito do Aikido na sociedade.
  • Obedeça os termos da Fundação Aikikai seguindo a linhagem do Fundador do Aikido.
  • Aprecie a dignidade dos indivíduos.
  • Deseje a paz e a felicidade mundial da humanidade.
  • Cumpra as leis e seus fins.
  • Sirva a sociedade.
  • Elimine a discriminação e o assédio e aja fielmente.
  • Elimine as forças anti-sociais.
  • Proteja as informações pessoais.

Por aqui, estabelecemos nosso código de conduta. 5 de janeiro de 2015

Fundação Aikikai

Presidente Moriteru Ueshiba

 

Carta de Ética do Aikido:

  1. O objetivo do Aikido é fortalecer a mente e o corpo acumulando treinamento intenso e diário. Trabalhe junto com os companheiros praticantes.
  2. No treinamento diário é importante cultivar uma atitude mental de compreensão e respeito para os parceiros de treinamento. Desta forma, procura-se que se torne um praticante bem equilibrado com sinceridade e devoção.
  3. O Espírito do Aikido: Aiki significa Amor, sendo assim, tem-se como missão e responsabilidade o apreço e a proteção a todas as coisas pois esse é o verdadeiro caminho de Budo. Aiki também significa superar o próprio ego e extinguir a vontade do seu oponente de lutar. Assim, o Aikido se torna uma maneira de habilitar uma auto-melhoria absoluta, apagando a existência do adversário em si.

Aqui, estabelecemos nossa Carta Ética do Aikido. 5 de Janeiro de 2015.

Fundação Aikikai

Presidente Moriteru Ueshiba

Entre em contato

Rua O Brasil para Cristo, 138
+55 (41) 98847-7022
aikido@aikidoparana.com.br

Síga-nos

Voltar para Top